Começa hoje o processo eleitoral nas escolas do ciclo 2009/2011 do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente. As plenárias acontecem nas 253 unidades de ensino da rede, incluindo escolas e creches. Até o dia 29 de outubro os encontros estarão sendo realizados com a expectativa de reunir 100 mil estudantes, entre quatro e 16 anos.
De acordo com o calendário do ciclo do OP Criança, os encontros nas escolas terão início de forma escalonada, começando nesta quarta-feira pelas 25 unidades de ensino da RPA-1, e 38, na RPA-2. Na quinta-feira (24), o processo será ampliado para as 55 escolas e creches da RPA-3 e 32 da RPA-4. Na sexta-feira (25), engajam-se na plenária das escolas os alunos das 37 unidades da Prefeitura localizadas na RPA-5. O processo será complementado com a participação de todas as 253 escolas, na próxima segunda-feira (28), quando entram no circuito os estudantes das 66 escolas localizadas na RPA-6.
Durante essas plenárias, que serão realizadas sob orientação de dois técnicos em cada unidade de ensino, os estudantes vão debater e identificar os problemas da escola e da comunidade, visando à escolha das ações prioritárias para o orçamento da Prefeitura nos próximos dois anos. Em cada unidade de ensino, os alunos vão eleger quatro ações, sendo duas de ordem interna para as escolas e duas para a comunidade, que serão definidas em ordem de prioridades.
Até o dia 29 de outubro, os estudantes da rede também vão escolher dois colegas, por escola, para representá-los como seus delegados mirins. Eles vão compor o Fórum dos Representantes do OP Criança e do Adolescente em cada RPA. Nas reuniões desses fóruns, entre 02 e 09 de novembro, serão eleitos e empossados os coordenadores conselheiros em cada uma das seis RPAs, na proporção de 10 delegados para um conselheiro.
A assembléia geral dos estudantes está marcada para o dia 16 de novembro, em local ainda a ser definido. O evento contará com a presença de todos os delegados/mirins e coordenadores/conselheiros, sendo aberto também a todos os estudantes. Na oportunidade será entregue ao prefeito João da Costa o Caderno de Sistematização das Ações Eleitas pelas Escolas, solicitando a análise técnica e orçamentária visando à inclusão dessas obras nos orçamentos da Prefeitura de 2010 e 2011.
O Ciclo 2009/2011 do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente foi lançado oficialmente no dia 10 de agosto. Realizado de dois em dois anos, desde 2001, o programa deste ano oferece a Internet como opção para opinar sobre como e onde a Prefeitura deve investir os recursos destinados à escola e à Cidade. Para isso, será criado um blog especifico, onde os estudantes também vão poder trocar idéias e sugestões.
Para aumentar o grau de participação infanto-juvenil, a Prefeitura ainda vai convocar alunos de escolas privadas. O convite será encaminhado ao Sindicato das Escolas Particulares.
(Diario de Pernambuco)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário