Para comemorar os 88 anos de anos de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, o Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisas em atividade conjunta com a Cátedra Paulo Freire promove hoje e amanhã o evento “Paulo Freire em debate”, que será realizado no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Teremos a presença de pessoas que conviveram com ele, como o radialista Hugo Martins; Joaci Castro, que participou do Movimento de Cultura Popular; e Geraldo Menucci, maestro do MCP”, enumerou a diretora pedagógica do Centro Paulo Freire, Letícia Rameh.
A professora ressaltou ainda a importância da obra do educador pernambucano. “Muitas pessoas quando pensam em Paulo Freire só lembram que ele foi um expoente na educação de jovens e adultos. Claro que ele foi um pioneiro no assunto, mas é interessante lembrar que ele foi convidado pelo governo de João Goulart para ser colaborador do Programa Nacional de Alfabetização, que usaria o seu método, mas que foi extinto pela Ditadura Militar, logo depois do golpe. Daí podemos tirar a importância que foi dada a ele. Ele se tornou uma figura conhecida mundialmente. Não à toa a ditadura tentou calá-lo, porque ele criou um sistema de educação que libertava as pessoas”, argumentou.
O evento será iniciado às 8h30 de hoje e logo após a abertura haverá uma mesa redonda intitulada “Contribuições de Paulo Freire para uma Teoria Crítica de Educação: a produção do Centro de Educação e do Centro Paulo Freire”. Às 10h30 haverá apresentação do Grupo de Leitura da Cátedral Paulo Freire: Por uma Pedagogia da Pergunta.
Amanhã, a programação começa às, 9h com a apresentação de dança do Grupo de Jovens da Casa Padre Melotto. A mesa de Diálogo: Convivendo com Paulo Freire na música, no teatro e no rádio começará às 10h40. Logo em seguida, haverá o lançamento de livros e o encerramento do evento.
(Folha de Pernambuco)
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário