segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Família Salu mantém a tradição

A festa de 32 anos do Maracatu Piaba de Ouro, ocorrida na última sexta-feira, em sua sede, na Cidade Tabalajara (Olinda), marcou um momento especial da agremiação, que firma a herança de seu fundador, Manoel Salustiano, Mestre Salu, que morreu em 31 de agosto de 2008 deixando nas mãos dos filhos um grupo de origem popular preparado para enfrentar um futuro que exige cada vez mais uma harmonia entre tradição, modernidade e responsabilidade social.

Este ano, junto com as brincadeiras que varam a noite e toda a madrugada, foram lançados o site e o segundo DVD da agremiação, e houve atividades com estudantes de ensino fundamental que puderam conhecer de perto um pouco mais sobre as manifestações ligadas ao Piaba de Ouro, como maracatu, cavalo-marinho, coco e ciranda.

A maratona cultural na sede do Piaba teve início à tarde, com palestras comandadas por Paulo Henrique, Mestre Grimário e Manoelzinho Salustiano. Alunos de escolas da região ficaram conhecendo ou sabendo um pouco mais sobre a origem e a religiosidade, personagens, história e diferenças entre as manifestações urbanas e de terreiro do maracatu de baque solto e do cavalo-marinho. Para ilustrar os bate-papos, uma exposição continha peças relacionadas às brincadeiras, como estandartes, golas, chapéus e vestimentas de reis, rainhas e caboclos de lança, além de acervo fotográfico.

Compareceram cerca de 40 estudantes do Educandário Tia Cora, de Cidade Tabajara, e 74 alunos do Educandário Nossa Senhora da Conceição, do bairro Monte (Olinda), que este ano dedica diversas festividades e eventos em tributo a Salustiano. “Nosso desfile, dia 26 deste mês, vai ser em homenagem a Mestre Salu, e nossa feira de conhecimentos também, no fim de outubro”, contou a professora Marinalva Nunes dos Santos, uma das 14 pessoas que acompanhavam os estudantes.

O lançamento do site e do DVD foi informal. O portal (www.piabadeouro.com), que vinha sendo desenvolvido há dois meses por Celso Costa junto com os responsáveis pela agremiação, foi apresentado oficialmente. “A ideia é não ser só um espaço de divulgação do Piaba, mas uma fonte de pesquisa cultural”, disse o webdesigner.

Com uma hora e 20 minutos de conteúdo, Maracatu Piaba de Ouro DVD 2008: homenagem a Mestre Salu foi concebido com o mesmo intuito de divulgar o grupo e servir como fonte de pesquisa. Tanto que inicialmente não deve ser comercializado. As primeiras 300 cópias serão distribuídas para escolas públicas e entre os grupos de folgazões, como são chamados os participantes das brincadeiras, que chegam a cerca de 11,2 mil em todo o Estado.

Entre os seis menus do DVD, destaca-se um vídeo produzido pela Página 21 e Luni no qual Mestre Salu dá uma verdadeira aula sobre maracatu em Aliança, Mata Norte pernambucana. “A coisa mais certa para a gente que é filho é cuidar para esse nome não cair no esquecimento”, afirmou Manoelzinho.
(Jornal do Commercio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário