Mais de sete mil alunos de escolas municipais de Olinda começam a ser avaliados por nutricionistas hoje. O acompanhamento dos estudantes acontecerá em 20 unidades participantes do Programa Saúde na Escola. Profissionais vão usar balança e aparelho de medidas corporais para diagnosticar o comportamento alimentar de crianças e adolescentes. A primeira visita será na Escola Caic/Norma Coelho, Peixinhos, a partir das 9h. Casos de baixo peso ou obesidade serão encaminhados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e aos serviços de atendimento com endocrinologista.
Traçar o perfil nutricional dos alunos é fundamental neste momento, em que pesquisas em escolas de todo o País indicam o aparecimento precoce de males decorrentes dos maus hábitos à mesa. Estudo divulgado pela UPE e pelo Imip, este ano, revela, por exemplo, que a pressão alta atinge 17,3% dos alunos de 14 a 20 anos avaliados em escolas estaduais do Grande Recife.
O combate ao sedentarismo e obesidade é essencial e evita o surgimento das mais diversas doenças no futuro. Mas, para incentivar hábitos saudáveis, nutricionistas terão que educar não só as crianças, mas, principalmente, as famílias. E precisarão ser persistentes para alcançar o objetivo. Pois, como a própria Secretaria de Saúde de Olinda sabe, com um pouco de dinheiro em mãos, a maioria dos alunos ainda prefere comprar refrigerante a frutas.
(Jornal do Commercio)
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário