segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ações estimulam doação de órgão

Campanha para sensibilizar a população a tornar-se doadora começa hoje, com panfletagem no TIP. As atividades se estendem durante toda a semana

Em Pernambuco, 3.384 pessoas esperam por um órgão ou tecido para sair da lista de espera da Central de Transplantes do Estado. Para sensibilizar a população e incentivar doações, foram programadas várias atividades esta semana. A campanha começa hoje com panfletagem no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Zona Oeste do Recife, onde serão cadastradas pessoas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Amanhã, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), arte-educadores estimularão a doação de córneas.

Ontem, o Dia Nacional do Doador de Órgãos foi comemorado com caminhada em Boa Viagem.Entre os participantes, estava o famoso torcedor do Sport, Zé do Rádio, que há sete anos realizou um transplante de coração. “Doar órgão é salvar vida e alguém me salvou”.

A maior lista de espera no Estado é de pacientes que aguardam um rim: 1.956 pessoas. Em segundo, estão os que precisam de córnea, 1.126. Depois, vem fígado (298) e coração, com quatro pacientes. Até julho deste ano, 647 cirurgias de transplante foram realizadas em Pernambuco. Em 2008, houve 1.036 procedimentos.

Embora o objetivo seja aumentar a doação de todos os tipos de órgãos, a campanha está focada no aumento do número de transplantes de córnea, hoje abaixo da média. “A doação de córnea é a mais fácil já que, por tratar-se de um tecido, pode ser retirado até seis horas depois da parada cardíaca, além dispensar o diagnóstico de morte encefálica”, explica a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

DECISÃO

Outro ponto da campanha é levar o para discussão entre as famílias. “Quem deseja ser doador deve esclarecer sua vontade, ainda em vida, para seus parentes”, destaca Zilda Cavalcanti.

Na quarta-feira, há atividades em Petrolina (panfletagem, caminhada e palestras). No dia seguinte, a campanha vai ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O encerramento, na sexta-feira, será na Praça do Carmo, em Olinda, e na Associação dos Moradores de Peixinhos.
(Jornal do Commercio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário