O município de Afogados de Ingazeira recebe na próxima quinta (03) a Caravana Feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco. O objetivo desta caravana é discutir por três dias assuntos relacionados à violência, e cerca de 100 mulheres do Sertão do Pajeú foram mobilizadas para participar deste momento. A falta de informação é um dos maiores desafios nos casos de violência contra as mulheres no campo. Discussões sobre gênero, saúde reprodutiva, trabalho e organização do movimento serão distribuídas em plenárias, rodas de conversas e trabalhos em grupos. O encontro acontece na Universidade da região.
Na sexta-feira (04) haverá um debate do movimento de mulheres com os gestores. Fazem parte da mesa “Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as Mulheres”, o Prefeito, um representante da Câmara dos vereadores, Promotor de justiça, Delegado, Secretaria de Saúde, Secretaria da mulher de Iguarací. Esse será um dos momentos mais esperados pelas mulheres dos 17 municípios do Sertão do Pajeú, como de Carnaíba, Flores, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo, Brejinho, entre outros.
Há semanas estamos acompanhando a barbárie de assassinatos de mulheres no Estado. Para dar um basta a todo tipo de violência, no sábado (05) as mulheres irão às ruas de Afogados de Ingazeira em mais uma Vigília Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Com cartazes, faixas e pipas estarão denunciando os casos de assassinatos de mulheres no Estado. De janeiro até agosto foram registrados 193 assassinatos. De acordo com o DPMUL, até julho deste ano foram 171 casos, no mesmo período do ano passado foram registrados 161, dez episódios a menos.
Ação pelo Fim da Violência – Este ano o Fórum de Mulheres de Pernambuco já realizou duas Caravanas Feministas. A primeira aconteceu em Palmares, e reuniu as mulheres em reivindicação a uma Casa Abrigo e a Delegacia da Mulher Regional. A Segunda Caravana foi muito animadora para o Fórum de Mulheres do Araripe, realizada em Abril, contou com a realização de uma Audiência Pública que reuniu representações do poder público. A próxima Caravana será na Zona da Mata.
Programação:
Dia 03.09 - quinta-feira.
Pela manhã:
10h - Roda de conversa sobre violência contra a mulher
À tarde:
14h30- Rodas de conversas temáticas sobre: violência contra as mulheres e sexualidade, racismo e o mundo trabalho.
Dia 04.09 – sexta-feira
Pela manhã:
Socialização de experiências /ações e resistência a Violência Contra as Mulheres realizadas e vivenciadas pelos Fóruns e articulações.
À tarde:
Debate sobre o Plano Estadual (PE) de enfretamento a violência contra a mulher e sua aplicabilidade.
17h - Debate aberto entre o Movimento de mulheres e gestores/as, com o tema: Políticas públicas de enfretamento violência contra a mulher.
Apresentação do Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás.
Dia 05.09 – sábado
Pela manhã:
7h- Ação de rua, na feira.
Logo após Vigília pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
(Sugestão de Pauta, Emanuela Castro)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O encerramento da caravana feminista pelo fim da violência contra as mulheres encerro-se na zona da mata, no município de Pombos,PE no dia 14de novembro de 2009. Entre as atividades,aconteceu audi~encia pública,contando com a presença de alguns vereadores,a prefeita Jane Povão, de Pombos; representante da Secretaria Especial da Mulher da Vitória de Santo Antão.Não contamos com a presença de representações do MP. A caravana impactou autoridades,homens e mulheres.Foi muito positivo pois as feministas cobraram o que é direito e não foram pedir favor.Queremos unicamente respeito em igualdade.Não aceitamos mais a posição de empregadas do lar e até mesmo escrava ainda tendo que apanhar.Queremos companheiros e não senhores de escravos.
ResponderExcluir