Alertar crianças e adolescentes para os malefícios do uso de entorpecentes e álcool e sobre como evitar a violência. Esses são os principais objetivos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que forma uma nova turma hoje às 9h, na Ilha de Deus, Zona Sul do Recife.
Os novos formandos são alunos da 4ª série da Escola Municipal Santo Antônio, localizada na comunidade, uma das mais carentes da capital pernambucana.
Os alunos formados pelo Proerd atuarão como multiplicadores dos ensinamentos na escola e na vizinhança. Esses estudantes receberam orientação dos integrantes da Patrulha Escolar e agirão como líderes, orientando colegas sobre temas como drogas, violência e sexualidade.
O Proerd é uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social e contempla estudantes de todo o Estado. Antes da escola da Ilha de Deus, o curso foi oferecido em unidades de ensino de Olinda, na Região Metropolitana e de Chã Grande, no Agreste. O programa faz parte das estratégias de prevenção previstas no Pacto pela Vida.
ESTATÍSTICAS
Depois de monitorar as 217 circunscrições policiais do Estado através das estatísticas de crimes violentos letais intencionais (soma dos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), o governo do Estado iniciou o monitoramento dos crimes violentos contra o patrimônio (roubos, sequestros e extorsões).
Na reunião de ontem do comitê gestor do Pacto pela Vida, os dados por área começaram a ser mostrados para os gestores e a cobrança sobre mais esse indicador estará entre as responsabilidades dos profissionais da Segurança Pública.
Nos primeiros oito meses de 2009, a taxa de crimes violentos letais intencionais em Pernambuco recuou 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
(Jornal do Commercio)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário