sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Orçamento Participativo: votação também na web

Os moradores do Recife que querem opinar nas melhorias a serem feitas na cidade agora contam com uma nova ferramenta. Foi lançada na manhã de ontem a votação pela internet para o Orçamento Participativo (OP). O evento aconteceu na prefeitura do município, no Bairro do Recife. Antes, a tecnologia já fazia parte do orçamento, mas através de urnas eletrônicas presentes nos bairros. De acordo com o prefeito João da Costa, o objetivo é atrair o público que não participa presencialmente das plenárias regionais e temáticas. “Este ano, até o momento, 83.541 pessoas já participaram dos OPs. Queremos chegar aos cem mil”, falou. Segundo o prefeito, quem vota pela internet não pode incluir uma nova obra, só pode mudar a prioridade entre as dez obras eleitas nas plenárias. “Dessa forma, a gente valoriza a presença de quem vai e aumenta a participação da população”, explicou.

De acordo com João da Costa, para facilitar o acesso das pessoas à web, e consequentemente à votação do OP, serão instalados pontos de internet em todas as escolas municipais do Recife. “Queremos universalizar esse serviço e posteriormente incorporar outras mídias para que todas as pessoas possam participar”. Segundo ele, já existem 200 pontos de internet pública na cidade. O chefe do poder municipal do Recife informou ainda que não é preciso votar apenas no bairro onde se reside. “Quem mora em Boa Viagem, pode eleger as obras do Ibura. O sistema cadastra os números dos documentos de quem vota, e não permite que uma pessoa vote mais de uma vez”, assegurou.

Quem deseja participar, deve acessar o site www.recife.pe.gov.br/op e votar em uma das 180 ações ou obras eleitas pelas plenárias regionais e em um dos temas escolhidos pelas plenárias temáticas: mulher, negros e negras, LGBT, cultura, turismo, desenvolvimento econômico, assistência social, educação e direitos humanos. A primeira pessoa a fazer uso do serviço foi a vendedora Inês Ferreira de Lima, 43. “Foi uma experiência inesquecível”, afirmou a moradora da Comunidade do Pilar, em Santo Amaro. Ela optou pela implantação de serviço odontológico.
(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário